Programa

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22 de abril

08h15 – Receção dos participantes e entrega da documentação (Edifício da Reitoria)

 

09h00 – Sessão de abertura (Sala de Atos Académicos, Reitoria)

Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro

Abdelilah Suisse, Vice-coordenador do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas

Ana Margarida Ramos, Diretora do Departamento de Línguas e Culturas

Carlos Morais, Comissão Organizadora e membro do projeto “Mitografias: temas e variações”

 

09h25 – Exibição do filme Antigone: An Aerial Dance Film, de Alicen Abler, com apresentação de João de Mancelos

 

09h45 –10h45 — Sessão plenária (Sala de Atos Académicos, Reitoria)

Moderação: Maria Fernanda Brasete

Edith Hall (Durham University, UK), Some other ancient Antigones and why Sophocles’ version prevailed

Carlos Morais (DLC/CLLC, Universidade de Aveiro), “A inocência frontal que não recua”: Antígona, nome de código na luta contra a ditadura em Portugal (1926-1974)

 

10h45 – 11h15 —Pausa para café

 

Inauguração das Exposições

“50 anos de Abril: 50 cartazes, 50 poemas” (Biblioteca)

“Proibir foi OBRA” (Sala Hélène de Beauvoir, Biblioteca)

“Jornais de Abril” (Átrio da Reitoria)

“Humor de Abril” (Galeria, Livraria da UA)

“Antígona, um mito eterno” (Átrio da Reitoria)

  

11h15 ­– 12h30 ­— Sessões simultâneas A

MESA 1 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)

Moderação: María Teresa Amado Rodríguez

Rómulo Pianacci (Universidad Nacional de Mar del Plata, UNICEN, Argentina), Antígona: Clavel en flama que no cesa

Aldo Rubén Pricco (Universidad Nacional de Rosario, Argentina), Teatralidad política y emoción estética. Dispositivos dramatúrgicos del ‘efecto de distanciamiento’ en cuatro versiones de Antígona

Rosa Andújar (King’s College London, UK), The Limits of Resistance and Puerto Rican Realities in Luis Rafael Sánchez’s La Pasión según Antígona Pérez


MESA 2 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)

Moderação: Carlos Morais

Alleid Ribeiro Machado (Universidade Presbiteriana Mackenzie), A cidade de Ulisses: reflexões sobre memória, colonização e autoria feminina na literatura pós-Revolução dos Cravos em Portugal

Rui Miguel Duarte (Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa), Por mão feminina: Judite, a judia

Paulo Eduardo Bogéa Costa (Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil) & Algemira de Macêdo Mendes (Universidade Estadual do Piauí / Universidade Estadual do Maranhão), Mulher brasileira e o seu protagonismo libertador em Úrsula de Maria Firmina dos Reis

 

MESA 3 (Sala do Senado, Reitoria)

Moderação: Martin Neumann

António Manuel Ferreira (DLC/CLLC, Universidade de Aveiro), “Homo homini lupus”: os lobos na literatura portuguesa

Erik Van Achter (CLP, Coimbra; KULeuven, Bélgica), Saúde e Liberdade: Retalhos da Vida de um Médico de Fernando Namora

Kathrin Sartingen (Universidade de Viena, Áustria), Antígone levantada? José Saramago e Franz Kafka

 

14h30 – 16h15 — Sessões simultâneas B

MESA 4 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)

Moderação: Adriana Freire Nogueira

Francesco de Martino (Università degli Studi di Foggia, Itália), Antigone e le donne del “no”

María Cecilia Colombani (Universidad de Morón / Univer-sidad Nacional de Mar del Plata, Argentina), Hay muchas formas de morir. Antígona: re-leyendo el mito en clave antropológica. Poder, resistencia y dolor

Elaine Cristina Prado dos Santos (Universidade Presbi-teriana Mackenzie, São Paulo, Brasil), Lenda e Mito – Lucrécia e Dafne – Virtude e Vitória

Rui Tavares de Faria (Universidade dos Açores/ CECH, Universidade de Coimbra), Alice Moderno, a ‘filha de Antígona’ discretamente emancipada

 

MESA 5 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)

Moderação: Erik Van Achter

Ana Cristina Alves (Centro Científico e Cultural de Macau), Uma Leitura Chinesa do Mito de Antígona

Oriane Chevalier (Université Clermont Auvergne, France), Qiu Jin: poétique de la révolte d’une Antigone chinoise?

Sandra Pereira Vinagre (Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Antígona da Palestina ou o direito dos palestinianos a enterrarem os seus mortos

Lottie Parkyn (University of Notre Dame London Global Gateway, UK), Aaliyah: Antigone the voice for South Asian British Communities


MESA 6 (Sala do Senado, Reitoria)

Moderação: Aldo Rubén Pricco

Delfim Leão (CECH, Universidade de Coimbra, Portugal), Quílon e a oposição à tirania na tradição dos Sete Sábios

Marta González González (Universidad de Málaga, Espa-nha), Mitos de sucesión violentos y pacíficos. Sobre la Orestía de Esquilo y la tiranía

Isidro Molina Zorrilla (Universidad de Málaga, Espanha), «Tú eres la ciudad». Sobre la caracterización de Pelasgo en Suplicantes de Esquilo

Jorge Fernández López (Universidad de La Rioja, Espanha), Déspotas ficticios: explorando al ‘tirano’ en las declamaciones antíguas

 

16h15 –16h45 — Pausa para café

 

16h45 – 18h30 — Sessões simultâneas C

MESA 7 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)

Moderação: Rómulo Pianacci

Maria de Fátima Silva (Instituto de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Portugal), Antígona de Eurípides: Interlocução com o paradigma sofocliano

Lucía Romero Mariscal (Universidade de Almería, Espa-nha), Antígona, la libertad y el respeto a la ancianidad. Una lectura del personaje de Antígona en S. OC y Eur. Phoen. desde los Estudios de la Edad

Auretta Sterrantino (ADDA, Accademia D’Arte del Dramma Antico, Italia), Ordine e disordine a partire dall’Antigone di Sofocle

Alba Boscà Cuquerella (Universidad de Murcia / Universidad de Salamanca, Espanha), Hacia una caracterización de la Antígona de Eurípides: el caso de las γνμαι de Fenicias

 

MESA 8 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)

Moderação: Marta González González

Adriana Freire Nogueira (CECH, UC / CIAC, Universi-dade do Algarve), Antígona na escola: personagens femininas no teatro didático de Ana Cristina Oliveira

Catarina Madeira (Universidade de Lisboa) & Nuno Simões Rodrigues (Universidade de Lisboa), A Nova Antígona de Hermínia Silva: paródia sociopolítica (1946 e 1976)

Telmo Alexandre da Silva Ferreira (Universidade de Aveiro), Antígona Gelada: Um Manifesto Gnóstico

Tobias Brandenberger (Georg-August-Universität Göttin-gen, Alemanha), Empatia e resistência: ambiguidades de algumas Antígonas contemporâneas

 

MESA 9 (Sala do Senado, Reitoria)

Moderação: Carmen González-Vázquez

Carlos Dimeo Álvarez (University of Bielsko-Biala, Poló-nia), Metáforas fáunicas y los tropos del dictador en distintas reinterpretaciones de Antígona

María Teresa González de Garay Fernández (Universidad de la Rioja, España), Elena Garro en el teatro mexicano: una sombra poética e inconsútil de Antígona “En el balcón”

María del Ángel Fentanes (Universidad Rosario Castellanos, México), La insurgencia de Antígona en el teatro mexicano contemporáneo

Maya Feile Tomes (Universidad de Cambridge, UK) & Romina Vázquez (Buenos Aires, Argentina), Antígona en el baño (2023): Una nueva (¿tragi-?)comedia porteña

 

21h30 – Concerto (Auditório Renato Araújo, Reitoria)

Concerto “Abril em Flor” – Vitorino, Janita Salomé e Orquestra Filarmonia das Beiras

 

23 de abril

09h00 – 10h30 — Sessões simultâneas D

MESA 10 (Auditório Renato Araújo, Reitoria)

Moderação: Carmen Morenilla

María Teresa Santa María Fernández (Universidad Inter-nacional de La Rioja, Espanha), Antígona: mito trágico en el teatro español contemporâneo

María Teresa Amado Rodríguez (Universidad de Santiago de Compostela, Espanha), Creón, Creón: la Antígona distópica de Rodríguez Pampín

Iria Pedreira Sanjurjo (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha), Retratos trágicos de la resignación política: Ismene y Crisótemis en la literatura dramática gallega

 

MESA 11 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)

Moderação: Nuno Simões Rodrigues

Felipe G. Hernández Muñoz (Universidad Complutense de Madrid, Espanha), Releyendo el texto griego de la ‘Antígona’ de Sófocles: algunas claves para su interpretación

Delia Macías Fuentes (Universidad de Málaga, España), Antígona como referente en la música actual

Helena Guzmán García (UNED, Universidad Nacional de Educación a Distancia, Madrid, España), Los dos relatos divergentes de Antígona (Sófocles / Higino) presentes en la ópera

 

MESA 12 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)

Moderação: Flavia Maria Sampaio Corradin

Marcelo Tápia Fernandes (FFLCH, Universidade de São Paulo / Museu Casa Guilherme de Almeida, Brasil), A recepção de Antígone no Brasil por meio da tradução de Guilherme de Almeida

Francisco José Bravo de Laguna Romero (IATEXT, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria), Antígona Bel, una reescritura del estereotipo clásico en la apocalipsis pandémica

Maria Fernanda Brasete, (CLLC, CECH, Universidade de Aveiro), Antígona Bel (2022), uma peça Hipercontemporânea?

 

MESA 13 (Sala do Senado, Reitoria)

Moderação: António Manuel Ferreira

Rosa Lídia Coimbra, Carlos Morais & Maria Fernanda Brasete (DLC/CLLC, Universidade de Aveiro), Muros e Vozes: temáticas e linguagem dos cartazes de Abril

Sara Pita (CLLC, Universidade de Aveiro / CELGA -ILTEC, Universidade de Coimbra), Vozes femininas nos discursos de Abril

Andreia Oliveira (CLLC, Universidade de Aveiro/ CLP-FLUC), Maria da Glória Lisboa e o romance A magrizela

 

10h30 – 11h00 — Pausa para café

 

11h00 ­– 12h30 ­— Sessões simultâneas E

 MESA 14 (Auditório Renato Araújo, Reitoria)

Moderação: Cláudia do Amparo Afonso Teixeira

Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil), “Antígona poisou a sua mão sobre o teu ombro”

Flavia Maria Sampaio Corradin (Universidade de São Paulo, Brasil), Antígona sob o universo da intertextualidade: literatura, feminino, liberdade

Andrés José Pociña López (Universidade de Extremadura, España), Aspetos antigonianos da “Castro” de António Ferreira


MESA 15 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)

Moderação: João de Mancelos

Francisco Topa (Universidade do Porto, Faculdade de Letras), Da caça e do caçador: de Machado de Assis ao híbrido Sérgio Bianchi

Marinei Almeida (UNEMAT, Brasil), Arquipélagos literários: Contestação e insubmissão em “escrita de mulher”, nas Literaturas Afro-brasileira e Africana de Língua Portuguesa

Elisabeth Battista (UNEMAT, Brasil), Literatura, cultura e vida social – Um olhar sobre Identidades femininas em: Maria Archer e Paulina Chiziane

 

MESA 16 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)

Moderação: António Manuel Ferreira

Luiz Gonzaga Marchezan (Unesp, Brasil), Mito e memória em Pedreira das almas e Rasto atrás, de Jorge Andrade

Agnaldo Rodrigues da Silva (UNEMAT, Brasil), O mito de Antígona na cena brasileira: liberdade e opressão em Pedreira das Almas, de Jorge Andrade

Claudiomar Pedro da Silva (SEDUC-MT, Brasil) & Agnaldo Rodrigues da Silva (UNEMAT, Brasil), O mito de Antígona em As Confrarias, de Jorge de Andrade

 

MESA 17 (Sala do Senado, Reitoria)

Moderação: Fernanda Cavacas

Martin Neumann (Universidade de Hamburgo, Alemanha), Uma faca de dois gumes: a questão do poder no teatro de Abdulai Sila

Susana Maria Duarte Hora Marques Pereira (CECH, Universidade de Coimbra, Portugal), Antígona com voz cabo-verdiana

Maria Raquel Álvares (CLEPUL, FLUL), Retorno a Antígona (Sófocles) em Desassossegos & Acalantos, de Vera Duarte. Reflexões e intertextualidades

 

14h30 – 16h15 — Sessões simultâneas F

MESA 18 (Auditório Renato Araújo, Reitoria)

Moderação: Felipe G. Hernández Muñoz

Carmen Morenilla Talens (Universitat de València, Espanha), Antígona en el aire

Cláudia do Amparo Afonso Teixeira (Universidade de Évora, Portugal), Antígona de Jean Anouilh em adaptação televisiva (RTP, 1984)

Nuno Simões Rodrigues (Universidade de Lisboa, Por-tugal), Antígona, do teatro para o cinema

João de Mancelos (Universidade da Beira Interior/CLLC), “O meu coração diz-me…”: Antígona num filme de Sophie Deraspe


MESA 19 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)

Moderação: José Antonio Alves Torrano

Alex Villas Boas (CITER, Universidade Católica Portu-guesa, Lisboa), Mito grego e Mistério cristão

Andrea Navarro Noguera (Universidad Nacional de Edu-cación a Distancia, España), El lecho pétreo de Antígona y Níobe: un lugar común (S. Ant. 823-838)

Cristina Abranches Guerreiro (CEC / FLUL), γραπτα νμιμα (Soph., Ant. 454-455) análise de algumas referências às leis não escritas, de Sófocles aos autores cristãos

Vincenzo Quadarella (Università degli studi di Messina / Universidad de Málaga), Antígona y el entierro: El peso social del rito

 

MESA 20 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)

Moderação: Luiz Gonzaga Marchezan

Maria António Hörster & Maria de Fátima Gil (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), A Antigone, de Walter Hasenclever – morrer por que ideal?

Luciana Paiva Coronel (FURG, Universidade Federal do Rio Grande, Brasil), No rastro de Antígona: a luta pelo luto na cena literária brasileira contemporânea

Paolo Dias Fernandes (CELIS, Université Clermont-Auvergne, France), Le paysage et son absence: écopoétique de la révolte dans les Antigone(s) contemporaines

 

MESA 21 (Sala do Senado, Reitoria)

Moderação: Lucía Romero Mariscal

Silvina Díaz (Universidad de Buenos Aires / CONICET, Argentina), Antígona como portavoz de la memoria histórica: tragedia e identidad

Carmen González-Vázquez (Universidad Autónoma de Madrid, Espanha), Tres Antígonas y un autor: Guillermo Heras, Antígona en la frontera, Ardiente Antígona y Hantígona

Marta Mariño Mexuto (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha), A xustiza tráxica en Non volvas, de Suso de Toro

 

16h15 – 16h45 — Pausa para café

 

17h30 — Teatro (Auditório da Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro)

Antígona, de José Watanabe

(encenação e representação de Carlos Dimeo Álvarez)

 

20h00 – Jantar do Congresso

 

24 de abril

09h00 – 10h30 — Sessões simultâneas G

MESA 22 (Auditório Renato Araújo, Reitoria)

Moderação: Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho

José Antonio Alves Torrano (Universidade de São Paulo, Brasil), Antígona – A Noção Mítica de Justiça

Alba Rodríguez Cid (USC, Universidad de Santiago de Compostela, España), Los espacios del poder y la desobediencia en Antígona de Sófocles

Madalena Aparecida Machado (UNEMAT-Brasil), Antígona, uma leitura estética


MESA 23 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)

Moderação: Luísa Severo Buarque de Holanda

Maria do Céu Fialho (CECH, Universidade de Coimbra, Portugal), Entre Antígona e Ismena: a narrativa de Grete Weil, Meine Schwester Antigone

Priscila Saemi Matsunaga (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil), Brecht encontra Sófocles: Antígona como cravo bem temperado

Jesús Alexis Moreno García (IATEXT, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria), Antígona como vehículo de la denuncia histórico-social en tres poetas hispanos (1945-2020)


MESA 24 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)

Moderação: Alex Villas Boas

Daniel Augusto Vila-Nova Gomes (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP/DF, Brasil) & Henrique Smidt Simon (Centro Universitário de Brasília – Ceub/DF, Brasil), Tirania constitucional e o emparedamento da democracia: diálogos de Creonte e Antígona na jurisdição constitucional

Marta Pereira (Instituto Politécnico de Viana do Castelo), Da utopia à sua concretização: análise dos principais conceitos utópicos da obra “Looking Bacward”, até à sua materialização em Portugal, na Constituição de 1976

Dagoberto Rosa de Jesus (IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, Brasil), Retratos do sertão: a orfandade em três romances brasileiros

 

MESA 25 (Sala do Senado, Reitoria)

Moderação: Jorge Deserto

Marta Várzeas (Universidade do Porto, Portugal), Um exercício ético-político: The Three Lives of Antigone de Slavoj Zizek

Sérgio Guimarães de Sousa (ELACH, Universidade do Minho, Portugal), Antígona: revisões emancipatórias (Zizek e Butler)

Antonio Alías (Universidade de Granada, Espanha), “L’âme nue exposée à toute blessure”: a nuda vita na Antígona de Simone Weil e Slavoj Žižek

 

10h30 – 11h00 — Pausa para café

 

11h00 – 12h30 — Sessões simultâneas H

 MESA 26 (Auditório Renato Araújo, Reitoria)

Moderação: Maria do Céu Fialho

José Manuel Losada (Universidad Complutense de Madrid), ¿Por qué Antígona es un mito?

David García Pérez (Universidad Nacional Autónoma de México), Los hermanos de Antígona: el motivo de la opresión

Luísa Severo Buarque de Holanda (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil), Táticas trágicas e táticas cômicas de enfrentar o poder: Antígona e Lisístrata


MESA 27 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)

Moderação: Stéphanie Urdician

Mikel Labiano (Universitat de València, España), Libertad y opresión en Orestes de Eurípides. Notas sobre algunas estrategias de atenuación lingüística

Joan Egea Sánchez (Universitat de València, España), Las estrategias de persuasión de Yocasta en Las Fenicias de Eurípides según el enfoque de la (des)cortesía verbal

Joana Pinto Salvador Costa (CH-ULisboa, Centro de História da Universidade de Lisboa), Friné e a Violência do Corpo Exposto: Uma ferramenta para a libertação feminina ou um instrumento ao serviço do homem?


MESA 28 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)

Moderação: Madalena Aparecida Machado

Caterina Mordeglia (University of Trento, Italia), Antigone in the Latin tradition

Fabio Tononi (CHAM/FCSH, NOVA University of Lisbon), Sophocles’ Antigone: Philosophy, Politics and Psychoanalysis

Marco Zanelli (Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano, sede di Brescia, Italia), Antigone “outsider” in Creon’s democracy: analysis of a contemporary reinterpretation of the Sophoclean myth

 

MESA 29 (Sala do Senado, Reitoria)

Moderação: Adriane da Silva Duarte

Maria José Ferreira Lopes (CEFH, Universidade Católica Portuguesa), Antígona em Troia: The women of Troy, de Pat Barker

Paz Molero Hernández (UNIR, Uiversidad Internacional de la Rioja, Espanha), El grito de Antígona, un feminismo diferente en Judith Butler y Martha Nussbaum

Bruno Henriques, Realpolitik

 

14h30 – 16h15 — Sessões simultâneas I

MESA 30 (Auditório Renato Araújo, Reitoria)

Moderação: Marta Várzeas

Jorge Deserto (CECH, Universidade do Porto, Portugal), Liberdade de expressão e censura: ouvir o teatro grego

Adriane da Silva Duarte (Universidade de São Paulo, Brasil), Antígone América: resistência e prefiguração da ditadura brasileira

Stéphanie Urdician (Université Clermont Auvergne/ CELIS, França), “Esta locura debe parar”. Testimonio y resistencia de la Antígona amazónica de Milo Rau

Marco Formisano (Ghent University, Belgium), Myth and intermediality in “Antigone in the Amazon” by Milo Rau


MESA 31 (Sala de Atos Académicos, Reitoria) 

Moderação: Elisabeth Battista

Flavia Trocoli Xavier da Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil), Sem cemitério, como os livros abrigam as novas Antígonas

Maria do Carmo Pinheiro Silva Cardoso Mendes (Universidade do Minho), “Maputo era nome de preto”: Caderno de Memórias Coloniais

Mário Vítor Bastos (CLEPUL, Universidade de Lisboa), Partir ou Ficar em Portugal? O dilema da liberdade e a diáspora cultural e literária no século XX

 

MESA 32 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)

Moderação: Susana Maria Duarte Hora Marques Pereira

Ana Paula Pinto (CEFH / FFCS, Universidade Católica Portuguesa), O genoma trágico de Antígona: transmissão e mutações do mito tebano

Maria Mafalda Viana, Antígona. Uma fissura no discurso e na cidade

Leonor Santa Bárbara (CHAM – NOVA FCSH), Poder de um só, ou poder da cidade?

 

MESA 33 (Sala do Senado, Reitoria)

Moderação: Rosa Lídia Coimbra

Philippos Karaferias (University Grenoble – Alpes, France), Some tragic stories about burial: from Sophocles to Aris Alexandrou

Oliver Baldwin (Durham University, UK), Sister of fratricide: Antigone and the Spanish Civil War on Stage

Vasileios Balaskas (University of Malaga, España), Burying your Dead in Franco’s Spain: Thanatopolitical Power and José María Pemán’s Antigone (1946)

 

16h30 – Conferência de encerramento (Sala de Atos Académicos, Reitoria)

Moderação: Maria de Fátima Silva

Lorna Hardwick (Open University, UK), Antigone’s Contests: Pasts and Presents in Scholarship and Performance, ancient and modern

 

Conferencistas principais

 CONFERÊNCIAS DE ABERTURA

 

Edith Hall
University of Durham (UK)

Edith Hall é professora de Estudos Clássicos na Universidade de Durham, após ter trabalhado nas Universidades de Oxford, Reading, Cambridge e Londres. É também Diretora Consultora do Arquivo de Espetáculos de Drama Grego e Romano em Oxford. Recebeu a Medalha Erasmus da Academia Europeia, um Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Atenas, e a Cidadania Honorária de Palermo. O mais recente dos seus 35 livros sãoTony Harrison: Poet of Radical Classicism (Bloomsbury 2021),A People’s History of Classics (Routledge 2020, com Henry Stead) eAristophanic Humour (Bloomsbury 2020, coed. com Peter Swallow).

 

Carlos Morais
Universidade de Aveiro (Portugal)

 Carlos Morais é professor do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Tem desenvolvido a sua principal investigação em literatura grega e na receção do teatro clássico. Neste domínio, coeditou Antígona. A eterna sedução da filha de Édipo (Coimbra 2015); Portrayals of Antigone in Portugal (Leiden 2017); Portraits of Medea in Portugal (Leiden 2018); e Greek Mythic Heroines in Brazilian Literature and Performance (Leiden 2023); e publicou Máscaras Portuguesas de Antígona (Aveiro 2001) e António Sérgio – Antígona(s): quatro variações sobre um mito (Lisboa 2020); e ainda vários estudos, em livros e revistas internacionais, sobre o mito de Antígona nas literaturas portuguesa, espanhola e ibero-americana. Nos últimos anos, na sua qualidade de Diretor do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, tem publicado estudos e manuais na área dos estudos sino-portugueses, e é editor-chefe da revista Rotas a Oriente.

 

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO 

 

Lorna Hardwick
Open University (UK)

Lorna Hardwick é professora emérita de estudos clássicos na Open University, Reino Unido, e pesquisadora associada honorária do Archive of Performances of Greek and Roman Drama, da Universitdade de Oxford. É (com o professor James Porter) editora académica da série Classical Presences (Oxford University Press) e foi a editora fundadora do Classical Receptions Journal e do jornal online de acesso aberto Practitioners’ Voices in Classical Reception Studies. Fundou o Projeto de Pesquisa Recepção de Textos Clássicos (http://www.open.ac.uk/arts/research/greekplays) e publicou extensivamente sobre Homero, história cultural ateniense, tragédia e poesia gregas e sua receção moderna e sobre tradução, a teoria e a prática. Publicações incluem: Translating Words, Translating Cultures (2000), Reception Studies (2003, também traduzido para o grego, com 2ª edição em preparação), Classics in Post-Colonial Worlds (2007, editado com Carol Gillespie), Companion to Classical Receptions (2007 , editado com Christopher Stray), Classics in the Modern World: A ‘Democratic Turn’? (2013, editado com Stephen Harrison). É coordenadora da rede de pesquisa Classics and Poetry Now (CAPN) e editora (com a professora Elizabeth Vandiver e o professor Stephen Harrison) do projeto digital e impresso da Oxford University Press Oxford Classical Reception Commentaries (OCRC). Com os professores Harrison e Vandiver, está atualmente a preparar um volume Greek and Roman Antiquity in First World War Poetry: Making Connections, a ser publicado em 2024 pela Oxford University Press.