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22 de abril
08h15 – Receção dos participantes e entrega da documentação (Edifício da Reitoria)
09h00 – Sessão de abertura (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro
Abdelilah Suisse, Vice-coordenador do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas
Ana Margarida Ramos, Diretora do Departamento de Línguas e Culturas
Carlos Morais, Comissão Organizadora e membro do projeto “Mitografias: temas e variações”
09h25 – Exibição do filme Antigone: An Aerial Dance Film, de Alicen Abler, com apresentação de João de Mancelos
09h45 –10h45 — Sessão plenária (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: Maria Fernanda Brasete
Edith Hall (Durham University, UK), Some other ancient Antigones and why Sophocles’ version prevailed
Carlos Morais (DLC/CLLC, Universidade de Aveiro), “A inocência frontal que não recua”: Antígona, nome de código na luta contra a ditadura em Portugal (1926-1974)
10h45 – 11h15 —Pausa para café
Inauguração das Exposições
“50 anos de Abril: 50 cartazes, 50 poemas” (Biblioteca)
“Proibir foi OBRA” (Sala Hélène de Beauvoir, Biblioteca)
“Jornais de Abril” (Átrio da Reitoria)
“Humor de Abril” (Galeria, Livraria da UA)
“Antígona, um mito eterno” (Átrio da Reitoria)
11h15 – 12h30 — Sessões simultâneas A
MESA 1 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: María Teresa Amado Rodríguez
Rómulo Pianacci (Universidad Nacional de Mar del Plata, UNICEN, Argentina), Antígona: Clavel en flama que no cesa
Aldo Rubén Pricco (Universidad Nacional de Rosario, Argentina), Teatralidad política y emoción estética. Dispositivos dramatúrgicos del ‘efecto de distanciamiento’ en cuatro versiones de Antígona
Rosa Andújar (King’s College London, UK), The Limits of Resistance and Puerto Rican Realities in Luis Rafael Sánchez’s La Pasión según Antígona Pérez
MESA 2 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)
Moderação: Carlos Morais
Alleid Ribeiro Machado (Universidade Presbiteriana Mackenzie), A cidade de Ulisses: reflexões sobre memória, colonização e autoria feminina na literatura pós-Revolução dos Cravos em Portugal
Rui Miguel Duarte (Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa), Por mão feminina: Judite, a judia
Paulo Eduardo Bogéa Costa (Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil) & Algemira de Macêdo Mendes (Universidade Estadual do Piauí / Universidade Estadual do Maranhão), Mulher brasileira e o seu protagonismo libertador em Úrsula de Maria Firmina dos Reis
MESA 3 (Sala do Senado, Reitoria)
Moderação: Martin Neumann
António Manuel Ferreira (DLC/CLLC, Universidade de Aveiro), “Homo homini lupus”: os lobos na literatura portuguesa
Erik Van Achter (CLP, Coimbra; KULeuven, Bélgica), Saúde e Liberdade: Retalhos da Vida de um Médico de Fernando Namora
Kathrin Sartingen (Universidade de Viena, Áustria), Antígone levantada? José Saramago e Franz Kafka
14h30 – 16h15 — Sessões simultâneas B
MESA 4 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: Adriana Freire Nogueira
Francesco de Martino (Università degli Studi di Foggia, Itália), Antigone e le donne del “no”
María Cecilia Colombani (Universidad de Morón / Univer-sidad Nacional de Mar del Plata, Argentina), Hay muchas formas de morir. Antígona: re-leyendo el mito en clave antropológica. Poder, resistencia y dolor
Elaine Cristina Prado dos Santos (Universidade Presbi-teriana Mackenzie, São Paulo, Brasil), Lenda e Mito – Lucrécia e Dafne – Virtude e Vitória
Rui Tavares de Faria (Universidade dos Açores/ CECH, Universidade de Coimbra), Alice Moderno, a ‘filha de Antígona’ discretamente emancipada
MESA 5 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)
Moderação: Erik Van Achter
Ana Cristina Alves (Centro Científico e Cultural de Macau), Uma Leitura Chinesa do Mito de Antígona
Oriane Chevalier (Université Clermont Auvergne, France), Qiu Jin: poétique de la révolte d’une Antigone chinoise?
Sandra Pereira Vinagre (Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Antígona da Palestina ou o direito dos palestinianos a enterrarem os seus mortos
Lottie Parkyn (University of Notre Dame London Global Gateway, UK), Aaliyah: Antigone the voice for South Asian British Communities
MESA 6 (Sala do Senado, Reitoria)
Moderação: Aldo Rubén Pricco
Delfim Leão (CECH, Universidade de Coimbra, Portugal), Quílon e a oposição à tirania na tradição dos Sete Sábios
Marta González González (Universidad de Málaga, Espa-nha), Mitos de sucesión violentos y pacíficos. Sobre la Orestía de Esquilo y la tiranía
Isidro Molina Zorrilla (Universidad de Málaga, Espanha), «Tú eres la ciudad». Sobre la caracterización de Pelasgo en Suplicantes de Esquilo
Jorge Fernández López (Universidad de La Rioja, Espanha), Déspotas ficticios: explorando al ‘tirano’ en las declamaciones antíguas
16h15 –16h45 — Pausa para café
16h45 – 18h30 — Sessões simultâneas C
MESA 7 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: Rómulo Pianacci
Maria de Fátima Silva (Instituto de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Portugal), Antígona de Eurípides: Interlocução com o paradigma sofocliano
Lucía Romero Mariscal (Universidade de Almería, Espa-nha), Antígona, la libertad y el respeto a la ancianidad. Una lectura del personaje de Antígona en S. OC y Eur. Phoen. desde los Estudios de la Edad
Auretta Sterrantino (ADDA, Accademia D’Arte del Dramma Antico, Italia), Ordine e disordine a partire dall’Antigone di Sofocle
Alba Boscà Cuquerella (Universidad de Murcia / Universidad de Salamanca, Espanha), Hacia una caracterización de la Antígona de Eurípides: el caso de las γνῶμαι de Fenicias
MESA 8 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)
Moderação: Marta González González
Adriana Freire Nogueira (CECH, UC / CIAC, Universi-dade do Algarve), Antígona na escola: personagens femininas no teatro didático de Ana Cristina Oliveira
Catarina Madeira (Universidade de Lisboa) & Nuno Simões Rodrigues (Universidade de Lisboa), A Nova Antígona de Hermínia Silva: paródia sociopolítica (1946 e 1976)
Telmo Alexandre da Silva Ferreira (Universidade de Aveiro), Antígona Gelada: Um Manifesto Gnóstico
Tobias Brandenberger (Georg-August-Universität Göttin-gen, Alemanha), Empatia e resistência: ambiguidades de algumas Antígonas contemporâneas
MESA 9 (Sala do Senado, Reitoria)
Moderação: Carmen González-Vázquez
Carlos Dimeo Álvarez (University of Bielsko-Biala, Poló-nia), Metáforas fáunicas y los tropos del dictador en distintas reinterpretaciones de Antígona
María Teresa González de Garay Fernández (Universidad de la Rioja, España), Elena Garro en el teatro mexicano: una sombra poética e inconsútil de Antígona “En el balcón”
María del Ángel Fentanes (Universidad Rosario Castellanos, México), La insurgencia de Antígona en el teatro mexicano contemporáneo
Maya Feile Tomes (Universidad de Cambridge, UK) & Romina Vázquez (Buenos Aires, Argentina), Antígona en el baño (2023): Una nueva (¿tragi-?)comedia porteña
21h30 – Concerto (Auditório Renato Araújo, Reitoria)
Concerto “Abril em Flor” – Vitorino, Janita Salomé e Orquestra Filarmonia das Beiras
23 de abril
09h00 – 10h30 — Sessões simultâneas D
MESA 10 (Auditório Renato Araújo, Reitoria)
Moderação: Carmen Morenilla
María Teresa Santa María Fernández (Universidad Inter-nacional de La Rioja, Espanha), Antígona: mito trágico en el teatro español contemporâneo
María Teresa Amado Rodríguez (Universidad de Santiago de Compostela, Espanha), Creón, Creón: la Antígona distópica de Rodríguez Pampín
Iria Pedreira Sanjurjo (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha), Retratos trágicos de la resignación política: Ismene y Crisótemis en la literatura dramática gallega
MESA 11 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: Nuno Simões Rodrigues
Felipe G. Hernández Muñoz (Universidad Complutense de Madrid, Espanha), Releyendo el texto griego de la ‘Antígona’ de Sófocles: algunas claves para su interpretación
Delia Macías Fuentes (Universidad de Málaga, España), Antígona como referente en la música actual
Helena Guzmán García (UNED, Universidad Nacional de Educación a Distancia, Madrid, España), Los dos relatos divergentes de Antígona (Sófocles / Higino) presentes en la ópera
MESA 12 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)
Moderação: Flavia Maria Sampaio Corradin
Marcelo Tápia Fernandes (FFLCH, Universidade de São Paulo / Museu Casa Guilherme de Almeida, Brasil), A recepção de Antígone no Brasil por meio da tradução de Guilherme de Almeida
Francisco José Bravo de Laguna Romero (IATEXT, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria), Antígona Bel, una reescritura del estereotipo clásico en la apocalipsis pandémica
Maria Fernanda Brasete, (CLLC, CECH, Universidade de Aveiro), Antígona Bel (2022), uma peça Hipercontemporânea?
MESA 13 (Sala do Senado, Reitoria)
Moderação: António Manuel Ferreira
Rosa Lídia Coimbra, Carlos Morais & Maria Fernanda Brasete (DLC/CLLC, Universidade de Aveiro), Muros e Vozes: temáticas e linguagem dos cartazes de Abril
Sara Pita (CLLC, Universidade de Aveiro / CELGA -ILTEC, Universidade de Coimbra), Vozes femininas nos discursos de Abril
Andreia Oliveira (CLLC, Universidade de Aveiro/ CLP-FLUC), Maria da Glória Lisboa e o romance A magrizela
10h30 – 11h00 — Pausa para café
11h00 – 12h30 — Sessões simultâneas E
MESA 14 (Auditório Renato Araújo, Reitoria)
Moderação: Cláudia do Amparo Afonso Teixeira
Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil), “Antígona poisou a sua mão sobre o teu ombro”
Flavia Maria Sampaio Corradin (Universidade de São Paulo, Brasil), Antígona sob o universo da intertextualidade: literatura, feminino, liberdade
Andrés José Pociña López (Universidade de Extremadura, España), Aspetos antigonianos da “Castro” de António Ferreira
MESA 15 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: João de Mancelos
Francisco Topa (Universidade do Porto, Faculdade de Letras), Da caça e do caçador: de Machado de Assis ao híbrido Sérgio Bianchi
Marinei Almeida (UNEMAT, Brasil), Arquipélagos literários: Contestação e insubmissão em “escrita de mulher”, nas Literaturas Afro-brasileira e Africana de Língua Portuguesa
Elisabeth Battista (UNEMAT, Brasil), Literatura, cultura e vida social – Um olhar sobre Identidades femininas em: Maria Archer e Paulina Chiziane
MESA 16 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)
Moderação: António Manuel Ferreira
Luiz Gonzaga Marchezan (Unesp, Brasil), Mito e memória em Pedreira das almas e Rasto atrás, de Jorge Andrade
Agnaldo Rodrigues da Silva (UNEMAT, Brasil), O mito de Antígona na cena brasileira: liberdade e opressão em Pedreira das Almas, de Jorge Andrade
Claudiomar Pedro da Silva (SEDUC-MT, Brasil) & Agnaldo Rodrigues da Silva (UNEMAT, Brasil), O mito de Antígona em As Confrarias, de Jorge de Andrade
MESA 17 (Sala do Senado, Reitoria)
Moderação: Fernanda Cavacas
Martin Neumann (Universidade de Hamburgo, Alemanha), Uma faca de dois gumes: a questão do poder no teatro de Abdulai Sila
Susana Maria Duarte Hora Marques Pereira (CECH, Universidade de Coimbra, Portugal), Antígona com voz cabo-verdiana
Maria Raquel Álvares (CLEPUL, FLUL), Retorno a Antígona (Sófocles) em Desassossegos & Acalantos, de Vera Duarte. Reflexões e intertextualidades
14h30 – 16h15 — Sessões simultâneas F
MESA 18 (Auditório Renato Araújo, Reitoria)
Moderação: Felipe G. Hernández Muñoz
Carmen Morenilla Talens (Universitat de València, Espanha), Antígona en el aire
Cláudia do Amparo Afonso Teixeira (Universidade de Évora, Portugal), Antígona de Jean Anouilh em adaptação televisiva (RTP, 1984)
Nuno Simões Rodrigues (Universidade de Lisboa, Por-tugal), Antígona, do teatro para o cinema
João de Mancelos (Universidade da Beira Interior/CLLC), “O meu coração diz-me…”: Antígona num filme de Sophie Deraspe
MESA 19 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: José Antonio Alves Torrano
Alex Villas Boas (CITER, Universidade Católica Portu-guesa, Lisboa), Mito grego e Mistério cristão
Andrea Navarro Noguera (Universidad Nacional de Edu-cación a Distancia, España), El lecho pétreo de Antígona y Níobe: un lugar común (S. Ant. 823-838)
Cristina Abranches Guerreiro (CEC / FLUL), Ἄγραπτα νόμιμα (Soph., Ant. 454-455) – análise de algumas referências às leis não escritas, de Sófocles aos autores cristãos
Vincenzo Quadarella (Università degli studi di Messina / Universidad de Málaga), Antígona y el entierro: El peso social del rito
MESA 20 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)
Moderação: Luiz Gonzaga Marchezan
Maria António Hörster & Maria de Fátima Gil (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), A Antigone, de Walter Hasenclever – morrer por que ideal?
Luciana Paiva Coronel (FURG, Universidade Federal do Rio Grande, Brasil), No rastro de Antígona: a luta pelo luto na cena literária brasileira contemporânea
Paolo Dias Fernandes (CELIS, Université Clermont-Auvergne, France), Le paysage et son absence: écopoétique de la révolte dans les Antigone(s) contemporaines
MESA 21 (Sala do Senado, Reitoria)
Moderação: Lucía Romero Mariscal
Silvina Díaz (Universidad de Buenos Aires / CONICET, Argentina), Antígona como portavoz de la memoria histórica: tragedia e identidad
Carmen González-Vázquez (Universidad Autónoma de Madrid, Espanha), Tres Antígonas y un autor: Guillermo Heras, Antígona en la frontera, Ardiente Antígona y Hantígona
Marta Mariño Mexuto (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha), A xustiza tráxica en Non volvas, de Suso de Toro
16h15 – 16h45 — Pausa para café
17h30 — Teatro (Auditório da Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro)
(encenação e representação de Carlos Dimeo Álvarez)
20h00 – Jantar do Congresso
24 de abril
09h00 – 10h30 — Sessões simultâneas G
MESA 22 (Auditório Renato Araújo, Reitoria)
Moderação: Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho
José Antonio Alves Torrano (Universidade de São Paulo, Brasil), Antígona – A Noção Mítica de Justiça
Alba Rodríguez Cid (USC, Universidad de Santiago de Compostela, España), Los espacios del poder y la desobediencia en Antígona de Sófocles
Madalena Aparecida Machado (UNEMAT-Brasil), Antígona, uma leitura estética
MESA 23 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: Luísa Severo Buarque de Holanda
Maria do Céu Fialho (CECH, Universidade de Coimbra, Portugal), Entre Antígona e Ismena: a narrativa de Grete Weil, Meine Schwester Antigone
Priscila Saemi Matsunaga (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil), Brecht encontra Sófocles: Antígona como cravo bem temperado
Jesús Alexis Moreno García (IATEXT, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria), Antígona como vehículo de la denuncia histórico-social en tres poetas hispanos (1945-2020)
MESA 24 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)
Moderação: Alex Villas Boas
Daniel Augusto Vila-Nova Gomes (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP/DF, Brasil) & Henrique Smidt Simon (Centro Universitário de Brasília – Ceub/DF, Brasil), Tirania constitucional e o emparedamento da democracia: diálogos de Creonte e Antígona na jurisdição constitucional
Marta Pereira (Instituto Politécnico de Viana do Castelo), Da utopia à sua concretização: análise dos principais conceitos utópicos da obra “Looking Bacward”, até à sua materialização em Portugal, na Constituição de 1976
Dagoberto Rosa de Jesus (IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, Brasil), Retratos do sertão: a orfandade em três romances brasileiros
MESA 25 (Sala do Senado, Reitoria)
Moderação: Jorge Deserto
Marta Várzeas (Universidade do Porto, Portugal), Um exercício ético-político: The Three Lives of Antigone de Slavoj Zizek
Sérgio Guimarães de Sousa (ELACH, Universidade do Minho, Portugal), Antígona: revisões emancipatórias (Zizek e Butler)
Antonio Alías (Universidade de Granada, Espanha), “L’âme nue exposée à toute blessure”: a nuda vita na Antígona de Simone Weil e Slavoj Žižek
10h30 – 11h00 — Pausa para café
11h00 – 12h30 — Sessões simultâneas H
MESA 26 (Auditório Renato Araújo, Reitoria)
Moderação: Maria do Céu Fialho
José Manuel Losada (Universidad Complutense de Madrid), ¿Por qué Antígona es un mito?
David García Pérez (Universidad Nacional Autónoma de México), Los hermanos de Antígona: el motivo de la opresión
Luísa Severo Buarque de Holanda (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil), Táticas trágicas e táticas cômicas de enfrentar o poder: Antígona e Lisístrata
MESA 27 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: Stéphanie Urdician
Mikel Labiano (Universitat de València, España), Libertad y opresión en Orestes de Eurípides. Notas sobre algunas estrategias de atenuación lingüística
Joan Egea Sánchez (Universitat de València, España), Las estrategias de persuasión de Yocasta en Las Fenicias de Eurípides según el enfoque de la (des)cortesía verbal
Joana Pinto Salvador Costa (CH-ULisboa, Centro de História da Universidade de Lisboa), Friné e a Violência do Corpo Exposto: Uma ferramenta para a libertação feminina ou um instrumento ao serviço do homem?
MESA 28 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)
Moderação: Madalena Aparecida Machado
Caterina Mordeglia (University of Trento, Italia), Antigone in the Latin tradition
Fabio Tononi (CHAM/FCSH, NOVA University of Lisbon), Sophocles’ Antigone: Philosophy, Politics and Psychoanalysis
Marco Zanelli (Università Cattolica del Sacro Cuore di Milano, sede di Brescia, Italia), Antigone “outsider” in Creon’s democracy: analysis of a contemporary reinterpretation of the Sophoclean myth
MESA 29 (Sala do Senado, Reitoria)
Moderação: Adriane da Silva Duarte
Maria José Ferreira Lopes (CEFH, Universidade Católica Portuguesa), Antígona em Troia: The women of Troy, de Pat Barker
Paz Molero Hernández (UNIR, Uiversidad Internacional de la Rioja, Espanha), El grito de Antígona, un feminismo diferente en Judith Butler y Martha Nussbaum
Bruno Henriques, Realpolitik
14h30 – 16h15 — Sessões simultâneas I
MESA 30 (Auditório Renato Araújo, Reitoria)
Moderação: Marta Várzeas
Jorge Deserto (CECH, Universidade do Porto, Portugal), Liberdade de expressão e censura: ouvir o teatro grego
Adriane da Silva Duarte (Universidade de São Paulo, Brasil), Antígone América: resistência e prefiguração da ditadura brasileira
Stéphanie Urdician (Université Clermont Auvergne/ CELIS, França), “Esta locura debe parar”. Testimonio y resistencia de la Antígona amazónica de Milo Rau
Marco Formisano (Ghent University, Belgium), Myth and intermediality in “Antigone in the Amazon” by Milo Rau
MESA 31 (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: Elisabeth Battista
Flavia Trocoli Xavier da Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil), Sem cemitério, como os livros abrigam as novas Antígonas
Maria do Carmo Pinheiro Silva Cardoso Mendes (Universidade do Minho), “Maputo era nome de preto”: Caderno de Memórias Coloniais
Mário Vítor Bastos (CLEPUL, Universidade de Lisboa), Partir ou Ficar em Portugal? O dilema da liberdade e a diáspora cultural e literária no século XX
MESA 32 (Sala de Reuniões e de Tradução, Reitoria)
Moderação: Susana Maria Duarte Hora Marques Pereira
Ana Paula Pinto (CEFH / FFCS, Universidade Católica Portuguesa), O genoma trágico de Antígona: transmissão e mutações do mito tebano
Maria Mafalda Viana, Antígona. Uma fissura no discurso e na cidade
Leonor Santa Bárbara (CHAM – NOVA FCSH), Poder de um só, ou poder da cidade?
MESA 33 (Sala do Senado, Reitoria)
Moderação: Rosa Lídia Coimbra
Philippos Karaferias (University Grenoble – Alpes, France), Some tragic stories about burial: from Sophocles to Aris Alexandrou
Oliver Baldwin (Durham University, UK), Sister of fratricide: Antigone and the Spanish Civil War on Stage
Vasileios Balaskas (University of Malaga, España), Burying your Dead in Franco’s Spain: Thanatopolitical Power and José María Pemán’s Antigone (1946)
16h30 – Conferência de encerramento (Sala de Atos Académicos, Reitoria)
Moderação: Maria de Fátima Silva
Lorna Hardwick (Open University, UK), Antigone’s Contests: Pasts and Presents in Scholarship and Performance, ancient and modern
Conferencistas principais
CONFERÊNCIAS DE ABERTURA
Edith Hall
University of Durham (UK)
Edith Hall é professora de Estudos Clássicos na Universidade de Durham, após ter trabalhado nas Universidades de Oxford, Reading, Cambridge e Londres. É também Diretora Consultora do Arquivo de Espetáculos de Drama Grego e Romano em Oxford. Recebeu a Medalha Erasmus da Academia Europeia, um Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Atenas, e a Cidadania Honorária de Palermo. O mais recente dos seus 35 livros sãoTony Harrison: Poet of Radical Classicism (Bloomsbury 2021),A People’s History of Classics (Routledge 2020, com Henry Stead) eAristophanic Humour (Bloomsbury 2020, coed. com Peter Swallow).
Carlos Morais
Universidade de Aveiro (Portugal)
Carlos Morais é professor do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Tem desenvolvido a sua principal investigação em literatura grega e na receção do teatro clássico. Neste domínio, coeditou Antígona. A eterna sedução da filha de Édipo (Coimbra 2015); Portrayals of Antigone in Portugal (Leiden 2017); Portraits of Medea in Portugal (Leiden 2018); e Greek Mythic Heroines in Brazilian Literature and Performance (Leiden 2023); e publicou Máscaras Portuguesas de Antígona (Aveiro 2001) e António Sérgio – Antígona(s): quatro variações sobre um mito (Lisboa 2020); e ainda vários estudos, em livros e revistas internacionais, sobre o mito de Antígona nas literaturas portuguesa, espanhola e ibero-americana. Nos últimos anos, na sua qualidade de Diretor do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro, tem publicado estudos e manuais na área dos estudos sino-portugueses, e é editor-chefe da revista Rotas a Oriente.
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
Lorna Hardwick
Open University (UK)
Lorna Hardwick é professora emérita de estudos clássicos na Open University, Reino Unido, e pesquisadora associada honorária do Archive of Performances of Greek and Roman Drama, da Universitdade de Oxford. É (com o professor James Porter) editora académica da série Classical Presences (Oxford University Press) e foi a editora fundadora do Classical Receptions Journal e do jornal online de acesso aberto Practitioners’ Voices in Classical Reception Studies. Fundou o Projeto de Pesquisa Recepção de Textos Clássicos (http://www.open.ac.uk/arts/research/greekplays) e publicou extensivamente sobre Homero, história cultural ateniense, tragédia e poesia gregas e sua receção moderna e sobre tradução, a teoria e a prática. Publicações incluem: Translating Words, Translating Cultures (2000), Reception Studies (2003, também traduzido para o grego, com 2ª edição em preparação), Classics in Post-Colonial Worlds (2007, editado com Carol Gillespie), Companion to Classical Receptions (2007 , editado com Christopher Stray), Classics in the Modern World: A ‘Democratic Turn’? (2013, editado com Stephen Harrison). É coordenadora da rede de pesquisa Classics and Poetry Now (CAPN) e editora (com a professora Elizabeth Vandiver e o professor Stephen Harrison) do projeto digital e impresso da Oxford University Press Oxford Classical Reception Commentaries (OCRC). Com os professores Harrison e Vandiver, está atualmente a preparar um volume Greek and Roman Antiquity in First World War Poetry: Making Connections, a ser publicado em 2024 pela Oxford University Press.